Clubes de Lions auxiliam comunidade
Nas comunidades carentes de Brusque, o espírito do Natal é visto em ações coletivas realizadas por crianças e adultos. Nesse período, esses grupos recebem auxilio de entidades que buscam através de doações darem sentido ao objetivo principal do período, o amor. Para fim de conhecer um pouco as entidades que atuam em Brusque, buscamos explicar o papel do Lions, que é uma entidade que presta serviço voluntário, focado especialmente em ajudar instituições e comunidades carentes.
Durante o ano, foram feitas algumas campanhas aonde os recursos vieram da sociedade brusquense. As campanhas resultaram na aquisição de varias cadeiras de rodas que foram entregues a pessoas necessitadas: "A cadeira fica por tempo indeterminado, e caso a pessoa não precise mais, é destinada à outra pessoa" esclarece Cesar Mario Zucco, presidente do Lions Berço da Fiação.
No dia 8 de dezembro, a entidade realizou um pedágio que reuniu todos os clubes de Lions (Lions Berço da Fiação, Lions Centro, Lions Universitário Uniasselvi/Assevim e Lions Unifebe) com o objetivo definido de angariar recursos ao do Lar dos Idosos do Cedrinho. "Conseguimos o valor, um pouco superior a R$ 8.600".
Zucco fala que no mês de novembro tradicionalmente é realizada uma macarronada, e com o resultado, são destinados recursos a muitos projetos sociais, entre eles a instituição Anjos do Peito, que auxilia as mulheres carentes na amamentação e orientação na busca de leite materno. Neste ano, foi feita doção ao Hospital Olga de Gusmão (ala de queimados), através de uma parceria com os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, do curso de administração de empresas de Florianópolis, onde eles tinham o objetivo de melhor equipar a ala que atende crianças de 0 a 15 anos. Outra parte foi destinada para o Lar Sagrada Família que abriga crianças com problemas familiares e outra à Comunidade Bethânia que atende dependes químicos.
Uma parte da renda da macarronada é destinada também para a compra de brinquedos para crianças carentes nesse período natalino. Zucco espera o espírito voluntario esteja sempre nas pessoas, e não apenas no natal, mas durante todo ano, para que tenhamos um mundo ainda melhor.
Colaboração: Alain Rezini